domingo, 21 de outubro de 2012

Criminosos usam redes sociais para

Criminosos usam redes sociais para "seguir" vítimas em SP
 Entenda os golpes mais comuns na internet 


Phishing
Trata-se de um e-mail que contém falsos links para sites de bancos ou de outras instituições. Nesses falsos sites são pedidos dados confidenciais, como senhas, que posteriormente podem ser usados contra você. O segredo do phishing está no link que vem com o e-mail. O link falso geralmente vem camuflado, com o endereço do site real.

Anti-phishing
É um programa que revela qual o verdadeiro link por trás da camuflagem. Desse modo, é possível descobrir a fraude e evitar o golpe. Antes de clicar em um link, leia atentamente o endereço que ele contém e verifique sua confiabilidade.

Scams
Falsas mensagens de e-mail enviadas aos usuários, utilizando nomes de empresas e serviços conhecidos. Os scams incentivam o usuário a fazer download de arquivos, os quais posteriormente são detectados como worms,

cavalos-de-tróia ou outras ameaças.
Em alguns casos, essas mensagens simulam formulários ou páginas da web referentes a bancos ou a outro serviço que exija cadastramento, com o objetivo de capturar informações confidenciais, como dados bancários, número de cartão de crédito, nome e endereço, dentre outras.

Spam
É o envio de mensagens não solicitadas a vários destinatários. Normalmente, o conteúdo dessas mensagens é comercial ou, então, alarmante.
Anti-spam
É um serviço fornecido normalmente por provedores que criam mecanismos de validação de cada e-mail enviado para uma caixa postal, impedindo o recebimento de mensagens enviadas para um grande número de pessoas.

Spywares
São programas que ficam monitorando as atividades dos internautas ou que capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de conteúdo duvidoso.


Os 10 golpes on-line mais comuns.......

 Se você ainda não recebeu algum deles, é porque não tem conta de e-mail ou possui um software anti-spam perfeito. Infelizmente, os golpes via e-mail são uma praga cada vez mais disseminada no Brasil. Muitos deles, apesar de manjados, ainda conseguem iludir muitos internautas.
Confira a listatem dos 10 golpes mais comuns:

1º.) Você está sendo traído.
Realmente, as pessoas não confiam muito em seus parceiros. Os anos passam, mas ainda tem gente que acredita nessa mensagem e clica no link "para ver as fotos com a traição".

2º.) BBB.
O Big Brother Brasil é uma fonte de mulheres bonitas para as revistas masculinas e de iscas de phishing. Não acredite em mensagens do tipo "Veja as fotos proibidas de Íris", "Imagens inéditas da Grazi" ou "Parabéns, você foi sorteado".

3º.) Vídeos eróticos de celebridades.
"Cenas tórridas de Daniella Cicarelli", "Vídeo de Juliana Paes", "Imagens exclusivas de Deborah Secco com o novo namorado". São iscas que geram muito cliques em links para programas espiões.

4º.) Piada do Humor Tadela/ Charges.com.br
Com o objetivo de rir um pouco, muita gente acredita nos e-mails que usam indevidamente os nomes desses populares sites de piadas para instalar programas espiões.

5º.) Cartão virtual.
"Alguém que te ama muito te mandou um cartão virtual", "Você recebeu uma mensagem de alguém que te ama. Clique no link para ver". Assim começa um phishing muito popular. Clicou, dançou.


Assistir vídeos gratuitos  Assistir em tela cheia, High-Res Clips & Trailers - Download grátis! 
TelevisionFanatic.com
Call Of Duty Xbox  Call of Duty MW3 somente R$ 149,90. Aproveite essa promoção! 
proximogames.com.br

6º.) Tragédias.
Isso mesmo. Criminosos não têm escrúpulos. Massacre nos Estados Unidos, acidente aéreo com centenas de mortes, criança assassinada brutalmente, tudo é isca para eles.

7º.) Conta telefônica que não foi paga.
Que conta é essa que eu não paguei? Vou clicar para ver do que eles estão falando... Nem pense nisso! Muitas mensagens chegam com textos sobre contas da Vivo, Embratel e Tim, entre outras, para convencê-lo a clicar. É roubada.

8º.) Sua compra foi concluída.
O nome da loja varia. Pode ser Americanas.com, Submarino, Fnac ou outra qualquer. Mas todos os golpes nesse estilo afirmam que sua conta foi concluída e exibem links para que você confira. Tudo para te pegar.

9) Serasa/SPC.
Você é um mau pagador e seu nome consta na lista de devedores do SPC ou Serasa. Não caia nessa.

10) Sua conta do Orkut será cancelada.
"Mas eu não fiz nada de errado!" Mesmo que você tenha aprontado muito no Orkut, não acredite nas mensagens que afirmam que sua conta será encerrada.

Fonte: PC World


São Demais Os Perigos Desta Vida.
E pra quem tem Internet então...
Golpes mais frequentes aplicados a internautas..................

Golpes, pilantragens contos do vigário

São demais os perigos desta vida
São demais os perigos desta vida
Pra quem tem Internet principalmente
Quando uma mensagem chega de repente
E se deixa na caixa, como esquecida

E se ao spam que traz link malicioso
Vem se unir internauta descuidado
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto um cavernoso

Deve andar perto um cavernoso que é feito
De trapaças, golpes e afrontamento
E que nem a vida o quer de tão mal feito

Um trapaceiro que é como uma doença:
Tão perigoso que só espalha sofrimento
Tão chei´ de despudor que é uma ofensa
Se viver é perigoso, imagine usar a Internet sem tomar as devidas precauções. Todos os dias golpistas inventam novas maneiras de enganar internautas e tomar dinheiro deles. Veja algumas pilantragens mais comuns.

Golpe do romance (romance scam)

Remetente da mensagem se apresenta como o "amor da sua vida". Algumas vezes o romance se inicia via salas de bate-papo ou através de sítios de relacionamento. Ele ou ela se apresenta possuindo todos os atributos possíveis e imagináveis capazes de seduzir o/a parceiro/a assegurando uma vida feliz e um amor interminável (!).

Noivas russas, louras ou morenas, tão lindas quanto inexistentes.

Amor intenso se revela até mesmo em poucos minutos de conversa ou em poucos dias de mensagens trocadas. As fotos enviadas são falsas, o nome informado é falso. Real apenas o golpe que deixa as vítimas, geralmente carentes, traumatizadas.

O desfecho é sempre o mesmo. O amor distante precisa de algum dinheiro para visitar a vítima e pede empréstimo para a passagem ou para pagar o hotel, pois ele/a foi assaltado/a. Há casos em que o/a golpista informa os dados da conta corrente, com senha e tudo mais, de modo que um clima de confiança vai se formando como preparo para o golpe fatal.

Há o caso de acidente na família, pois o/a pretendente mora com filho ou filha que sofreu acidente. Se não vier dinheiro naquela hora, a criança morre.

Se a vítima informar o número do telefone, corre o risco de receber ligação de suposto hospital onde o golpista ou pessoa da família dele se encontra internado e a necessidade de tratamento imediato depende de pagamento de caução ou algo semelhante.


Golpe da amizade

Não se trata de amor, mas de grande amizade e o/a amigo/a pede pequena ajuda: receber encomenda e reenviá-la para outra pessoa. Ou então fornecer endereço para que ele, neste caso geralmente um homem, mande um presente. O presente é comprado com cartão de crédito roubado. A partir do presente aceito e recebido, a amizade é reforçada e a vítima inicia uma relação de dependência em relação ao golpista.


Golpe do emprego (job scam)

Spam é enviado a milhares de pessoas informando processo de seleção para cargo não muito bem descrito e em empresa inexistente, ou que pode existir, apenas, como uma página da Internet. Nenhuma experiência é necessária: basta saber usar as operações básicas de um computador, coisa que qualquer internauta sabe. Considerando o pouco a fazer e as vantagens expostas, o salário é atraente.

A atividade do empregado consiste em receber pacote e reenviá-lo para outro endereço. Ou então ele deve criar uma conta corrente em banco local para receber dinheiro, reter um percentual para ele e repassar o restante para outro integrante da quadrilha. Outro integrante da quadrilha, é bom que se diga, pois a partir do momento em que a vítima aceita o serviço, ela passa a fazer parte da quadrilha.

A vítima não deve abrir o pacote, pois se o fizer há quebra de confiança. O conteúdo dele, portanto, permanece desconhecido.


Golpe dos nigerianos (nigerian scam ou 419 scam)

Nem sempre o golpista é nigeriano ou mora na Nigéria, mas o nome pegou: golpe dos nigerianos. Ultimamente, grande parte das mensagens é enviada de Gana ou do Senegal.

Remetente envia spam a milhares de pessoas se apresentando como militar envolvido em operações de guerra no Iraque, diretor de banco, ex-ministro de país africano, viúva de ditador, filho/a de ditador ou general africano ou qualquer outro ente que a imaginação dele possa criar.

Uma das características desse tipo de mensagem é a forma de apresentação do/a remetente:

My name is Mrs. Elizabeth Jones, I am a dying woman who had decided to donate what I have to the Charities...

I am Barrister DARLINGTON WALLACE of EQUITY CHAMBERS & CO...

I am Mr. CLEMENT DAVID, I work in the ECO Bank of Nigeria (ECB)...

My Name is Sr. Francisco De Manuel Mateus, I am from Portugal I have been diagnosed with cancer...

I am one of the Personal Assistance to the late President Gnassingbo Eyadma of Togo...

My name is FRANK NIGEL, I am one of the Senior Managers...

I am Nicholas Flach the only son of late flach Radci...


I am Miss Sandra Bamba from Ivory Coast...

I am the Director in charge of Auditing section of Bank of African (B.O.A)...

My name is, Capt John Brett representing a faction of American soldiers...

Eu sou o Sr. Anthony Eden O diretor de remessas internacionais de Ecowas Banco de Lomé Togo África Ocidental...

O apelo principal é a existência de muito dinheiro, sempre na casa dos milhões de dólares. A insinuação de que a vítima pode até aplicar um golpe no remetente, pois a dinheirama deve ser depositada ou investida no país onde a vítima reside, é outro atrativo. A transação deve ser concluída em até sete dias e é o prazo curto que leva muitas pessoas a não pensar direito: a ganância é maior do que o bom senso.



Conto do bilhete premiado (lottery scam)

Golpista envia mensagem e diz que o destinatário ganhou milhões de libras, euros ou dólares em loteria inexistente. Para receber o prêmio, a vítima deve pagar a taxa de remessa do dinheiro que nunca virá.

Trata-se de variante do velho conto do bilhete premiado aplicado em todas as grandes cidades brasileiras.



Phishing scam

Este tipo de pilantragem se apresenta sob diversas formas, mas a finalidade é sempre uma: tomar dinheiro da vítima.

- Falsa mensagem de banco, de empresa aérea ou de qualquer empresa conhecida convida a vítima a clicar em link para atualização de dados cadastrais. Quem clicar no link contido no spam vai ser conduzido a página semelhante, às vezes até igual, à página real do banco e se fornecer os dados solicitados estará fornecendo ao pilantra acesso total e irrestrito à conta bancária ou ao cartão de crédito.

Nesse caso, nenhum programa maligno, nenhum vírus ou cavalo de tróia é instalado no computador do/a descuidado/a internauta e o golpe se concretiza graças à colaboração dele/a.

V. Falsa atualização do iToken rouba dados do cliente.


- Mensagem indica link a ser clicado pelo destinatário da mensagem para se cadastrar para receber prêmio que pode ser um carro, um televisor ou uma passagem aérea. O "prêmio", na verdade, vai ser um cavalo de tróia que envia, para o remetente do spam, os dados da conta bancária, senhas e tudo o mais que o pilantra quiser.

V. Parabéns você ganhou uma TV LCD Philips...


- O apelo para visitar sítio pornográfico (XXX) , daqueles que dizem ser para adultos, é um perigo, pois crianças e adolescentes curiosos podem clicar nos links, realizar as operações indicadas e instalar no computador da vítima um cavalo de tróia.

V. Chamada para sítio pornográfico instala trojandownloader

- Pedidos de orçamento, comunicação de débito e ameaças de protesto, comprovante de depósito, nota fiscal de compras jamais realizadas, boletos de pagamento... e coisas que tais conduzem a vítima para página a partir da qual se faz download de programa maligno que pode capturar senhas e outros dados importantes digitados pelo usuário do computador.
V. Pequenos golpes, grandes pilantras.
Para se livrar dos golpes apresentados em mensagens uma das melhores precauções é jamais clicar em links contidos em spam. Nenhum banco envia mensagem, a menos que a informação tenha sido solicitada, previamente, pelo correntista. Nenhuma empresa séria envia spam, propaganda geralmente de produtos inexistentes ou de péssima qualidade, a quem não a solicitou.


Manter o antivírus atualizado é medida necessária, mas não suficiente, para impedir a contaminação do computador. A atualização diária não significa segurança total, pois a cada hora surgem novos cavalos de tróia, vírus, worms e coisas assemelhadas.


Segundo a Symantec, em 04 de abril de 2012 ela havia catalogado 17.595.922 exemplares de malwares. Treze dias depois, a mesma empresa possuía 17.702.868 registros de malwares. Nesse intervalo, portanto, houve incremento de 106.946 worms, vírus, cavalos de tróia e outros perigos.

Não são apenas os computadores que rodam com sistema operacional Windows que são vulneráveis. Em abril de 2012, estimava-se que um em cada cinco computadores Macintosh encontrava-se contaminado com algum tipo de malware.


Nos crimes de persuasão e de sedução virtual as precauções são de outra ordem, uma vez que nenhum vírus, nenhum cavalo de tróia ou malware é capaz de conduzir a pessoa envolvida à remessa de dinheiro. O dinheiro perdido nem sempre é o maior mal: o abalo na autoestima da vítima pode ser devastador.

As decisões são tomadas em meio a envolvimento emocional, tanto maior quanto for a carência afetiva da vítima.


As cartas da Nigéria ou golpe dos nigerianos (nigerian scam) são responsáveis por prejuízos anuais da ordem de milhões de dólares. As vítimas preferenciais são norte-americanos que pretendem passar a perna nos pobres e ignorantes africanos :))

A melhor precaução é esquecer os milhões de dólares deixados em conta corrente ou herdados pela vítima. Não se emocionar com a morte prematura, ocasionada pelo câncer, de generosa pessoa que vai doar todos os bens dela a entidade beneficente.

Não se importar com os quilos de ouro ou os milhares de quilates de diamantes da Costa do Marfim que serão enviados na "próxima semana". Nem ouro, nem diamante, nem mesmo uma zirconiazinha virá.

Para ficar longe dos prejuízos, lembre-se de jamais clicar em links contidos em spam nem tampouco dar importância a promessa de gente desconhecida. Às vezes, até acreditar em promessa de gente conhecida é coisa arriscada.

Novo golpe internacional é aplicado pela internet no Vale

Xandu Alves
São José dos Campos


Você pode ser herdeiro de terrenos na África ou sorteado para
ganhar uma bolada de uma entidade que atende refugiados. Pode ter parentes desconhecidos no Leste Europeu que deixaram uma pequena fortuna.
Cuidado. Todos esses exemplos são de golpes que vêm sendo aplicados por estelionatários internacionais a moradores da região através da internet. O contato é sempre feito primeiro pelas redes sociais ou por e-mail, e depois pelo telefone.
Um dos casos é chamado de “golpe da herança nigeriana”. A vítima recebe mensagens de uma suposta instituição governamental nigeriana, ou de outro país africano, pedindo ajuda para uma transferência internacional de fundos.
A recompensa é ficar com uma porcentagem do valor milionário. Só que se deve pagar quantia elevada para se ter direito ao dinheiro.
A empresária A.J., 52 anos, acabou caindo numa variação desse golpe. Ela acreditou nas palavras de um homem que ligou para ela, pela primeira vez, em maio de 2011. Ele deu o nome de Silas Matos e disse ser um advogado baseado em Angola, na África.
Relatou que uma pesquisa genealógica de uma família angolana demonstrou que A. era da sua família, por parte de mãe. “Ele sabia o nome da minha mãe e dos meus avós. Sabia também que tenho ascendência portuguesa. Foi tão convincente que acreditei”, lembra a empresária.
Na segunda ligação, em junho do ano passado, Silas explicou que A. tinha direito a receber uma bolada em dinheiro por um terreno da família em Angola, que fora desapropriado pelo governo. Ela pediu que ele enviasse a documentação por e-mail. “Ele mandou fotos de um gigantesco terreno e uma papelada que dizia exatamente o que me explicara. Tinha até carimbo do governo angolano.”
A empresária da região acabou entrando na jogada e se dispôs a pagar R$ 10 mil para receber, como parte da suposta herança, cerca de R$ 600 mil pela desapropriação do terreno, que valeria em torno de R$ 3 milhões.

Redes sociais.
O comerciante P.M., 48 anos, quase caiu numa armação semelhante nas redes sociais. “Desconfiei e saí fora antes de pagar.”

ORIENTAÇÃO

Delgado alerta para falso cadastro

São José dos Campos


O delegado Hélio Bressan, da 4ª Delegacia de Investigações sobre Crimes Eletrônicos, disse que os golpes mais comuns aplicados pela internet são roubo de senhas e desvio de dinheiro de contas correntes.

Para evitá-los, ele orienta os usuários da rede a nunca preencher cadastros supostamente enviados por bancos ou instituições financeiras e muito menos fornecer a senha da conta, seja para quem for.
“Os golpes ocorrem com a colaboração decisiva da vítima, que expõe seus dados a uma máquina sem saber quem está por detrás dela”, disse.

DICA DE SEGURANÇA

Herança

O golpe da fraude de antecipação de pagamento induz o internauta a acreditar que, por uma quantia pequena, poderá ter direito a uma soma milionária como herança

Banco
Fraudadores têm utilizado e-mails com discursos que, na maioria dos casos, envolvem engenharia social e que tentam persuadir o usuário a fornecer seus dados pessoais e financeiros. Não caia nessa


Código
O usuário é induzido a instalar algum código malicioso ou acessar uma página fraudulenta, para que dados pessoais possam ser furtados

 Fonte:



Segurança nas Redes Sociais...........
 Palestra proferida pelo consultor de segurança na Internet Nelson Novaes Neto. O tema central da palestra refere-se aos cuidados que cada usuário deve tomar ao navegar pelas redes sociais na web. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário