terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O ÍNDICE DA MALDADE – VÍDEOS

O índice da maldade, Most evilO programa “O Índice da Maldade” (original: “Most Evil”), da Discovery Channel, conta, em episódios, a história de vários serial killers e de alguns outros tipos de criminosos. Veja:
- O Índice da Maldade – Charles Manson
- O Índice da Maldade -Gary Heidnik
- O Índice da Maldade – Gary Ridgway
- O Índice da Maldade – Ted Bundy
- O Índice da Maldade – Tommy Lynn Sells
- O Índice da Maldade – vários (apenas o link para os vídeos de: Mary Beth Tinning; Cathy Wood e Gwendolyn Grahan ["Enfermeiras assassinas"]; David Parker Ray e Cindy Hendy; Karla Homolka e Paul Bernardo; Nathaniel Bar-Jonah; Andew Cunanan; e outros)
- O Índice da Maldade – Canibais e vampiros (sobre Armin Meiwes, Andrei Chikatilo, Richard Chase e Rod Ferrel)
- O Índice da Maldade – Seitas do Mal (sobre Jeffrey Lundgren, Charles Manson e Jim Jones)


O psiquiatra forense Michael Stone, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, criou uma escala que vai de 1 a 22 (“Escala da Maldade”, ou “Escala da Crueldade”), para classificar os crimes de homicídio.
No grau 1, o mais leve, está aquela pessoa que matou alguém apenas para se defender. De fato, de acordo com nosso Código Penal, este tipo de situação não é vista como um crime comum (artigo 25, “Legítima defesa”).
No extremo da Escala, no grau 22, está aquele que tortura e mata, mas cujo objetivo principal nem é matar: é torturar.
No programa, então, o Dr. Michael Stone fala sobre o Índice e dá exemplos reais. Os episódios são dublados e, comumente, mostram reconstituições dos crimes ou imagens de arquivo.
O curioso é que, na sua escala, alguns dos serial killers que muitos julgam extremamente cruéis não atingem a graduação máxima da maldade.
Alguns vídeos da série estão no Youtube e os publicamos aqui, um por um, comentados (links acima). Outros são disponibilizados em sites como o UOL e Terra, e não consegui colocá-los aqui, por isto deixarei apenas os links para eles.
*
Saiba mais:
- Escala da Maldade completa e lista com todos os programas (em inglês), na Wikipédia

 
 Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário