A bala em Carlos Lamarca
Uma rara foto do corpo do guerrilheiro Carlos Lamarca (1937-1971) revela  os vários ferimentos a bala que ele sofreu no cerco militar que o  matou, no interior da Bahia. 
Essa e outras imagens de um dos principais nomes da resistência armada à  ditadura militar, hoje sob a guarda do Arquivo Nacional, foram tiradas  no Instituto Médico Legal de Salvador (BA) possivelmente por agentes do  SNI (Serviço Nacional de Informações) e obtidas pela Folha. 
 Foto do SNI mostra preso bem de saúde 11 dias antes da morte
Fotografias da ditadura são liberadas para consulta
Ditadura destruiu mais de 19 mil documentos secretos
Fotografias da ditadura são liberadas para consulta
Ditadura destruiu mais de 19 mil documentos secretos
Presos políticos na ditadura
Engenheiro Raul Amaro Nin Ferreira, dias antes de sua morte em 1971 Leia mais
"Para mim, a foto é inédita, eu nunca a tinha visto", disse o advogado  da família Lamarca, o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh. O filho de  Lamarca, César, preferiu não fazer comentários sobre o conteúdo das  imagens. 
A família luta na Justiça para validar a indenização mensal recebida da  União, suspensa após liminar obtida por três clubes militares. 
O Arquivo Nacional também guarda fotos do corpo de José Campos Barreto, o  Zequinha, militante do MR-8 morto com Lamarca no mesmo dia pela  Operação Pajussara, do Exército, na Bahia. 
Segundo a família de Zequinha, as fotos são inéditas. O irmão Olival  Barreto disse ter ficado emocionado: "Eu lembro de meu irmão todos os  dias. Essas fotos, desconhecidas, mostram claramente que houve uma  execução". O Instituto Zequinha Barreto, em São Paulo, confirma o  ineditismo das fotos. 
A ativista de direitos humanos Suzana Lisboa, que representou as  famílias de mortos e desaparecidos na comissão criada pelo governo nos  anos 1990 para reparar danos causados pelo Estado na ditadura, disse que  as imagens "confirmam o estado depauperado de ambos". 
"Não tenho nenhuma dúvida sobre a execução deles." A comissão concluiu  que Lamarca e Zequinha foram executados à sombra de uma árvore. 
Realmente uma mancha na nossa história
Em uma época que o Brasil era comandado por burros....






 
Nenhum comentário:
Postar um comentário