quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Relógio pode provar que chineses viajaram no tempo


Arqueólogos estão intrigados. Ao abrir um túmulo selado há 400 anos na China, encontraram uma imitação de 100 anos de um relógio – veja a foto! No verso estava escrito “Suíça” e a hora marcava 10:06 da manhã. Na época da Dinastia Ming esses relógios não existiam. E a Suíça sequer era um país. Eis a questão. Como um relógio de 100 anos atrás foi parar numa tumba selada há 400 anos?
Discutiu-se se os chineses teriam conseguido o feito, a peripécia, o sonho de viajar no tempo. Duvideodó – veja uma matéria que fiz sobre o tema aqui. Outra possibilidade seria a tumba não estar realmente selada. Ou ser uma brincadeira de mau gosto. Ou uma fraude. Agora, os arqueólogos estão gravando um documentário sobre a descoberta.
Curiosidades. De acordo com a marca Citizen, o primeiro relógio mecânico baseado em engrenagens e pesos é de 850 d.C. Também, quem inventou os relógios de pulso foi Patek Philippe no fim do século XIX – e não Santos Dumont. Em março de 1904, Cartier apresentou a ele o que é considerado erroneamente o primeiro relógio de pulso do mundo, batizado de Santos, com pulseira de couro.
Aliás, falando em relógio para marcar o tempo… Ontem investi o meu tempo no show da Madonna. Quem gosta de tecnologia de ponta, ilusionismo e catarse deve ir à última apresentação hoje! O que é aquela mulher? O que é o tempo para ela? O que ela faz com o tempo? Saí de lá decidida a acrescentar mais um item na minha lista abaixo: Projeto Madonna 2009. Ela tem 50 anos e um corpo de fazer inveja a mais gatinha de 20.
Mesmo assim, a todo momento a referência ao tempo estava presente. Seja no mundo colocado como um relógio, no compasso das músicas, no “tic tac” cantado pela musa, na palavra “clock”. O tempo é um mistério que incomoda a todos nós – sejamos pobres ou ricos mortais. Por si só. Agora te pergunto o que a cantora indagou no meio do espetáculo: “Do you have a good time?”


leia as matérias dos links abaixo e faça uma jornalista feliz!

Prêmio Época
iG - Atlântida

iG - células-tronco

iG - LHC

G1 - exoplanetas
G1 - flutuação climática
G1 - espionagem cerebral




 Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário